terça-feira, 14 de julho de 2015

Guia definitivo: Selagem capilar - Cabelo masculino

Sempre quando o assunto é tratamentos químicos para o cabelo surgem diversas dúvidas de vocês, tanto aqui no blog quando no meu canal no YouTube. Quem acompanha os meus vídeos já viu que eu experimentei vários tratamentos e tentei esclarecer a maioria das dúvidas que foram aparecendo, mas ainda não tinha juntado todas as informações num só lugar. Fica aqui o post definitivo sobre a selagem, que é o tratamento químico para os cabelos que eu mais indico.

O que é a selagem capilar?

Basicamente, a selagem é um tratamento químico criado aqui no Brasil à base de queratina, sua função é fechar as cutículas do fio (como o nome induz a pensar, ela sela a estrutura do fio). Os fios danificados pelo tempo, tintura ou outros tipos de alisamentos são recuperados, deixando com mais saúde e trazendo uma disciplina, hidratação, resistência e brilho aos fios.

Na maioria das vezes a formula da selagem apresenta uma pequena quantidade formol, 0,2% na concentração dos produtos que é a quantidade permitida. O formol é o que vai dar maior duração ao alisamento. É importante se certificar que não há uma concentração maior desse produto no seu tratamento, pois poderá causar problemas de saúde e efeitos colaterais imediatos, como alergias, enjoo, ou até mesmo queda dos fios. Há também algumas formulas da selagem que utilizam de produtos similares ao formol e garantem o mesmo efeito, sem o risco dos efeitos colaterais citados, como tioglicolato de amônio e a etalanamina. Tenha uma boa conversa com o profissional antes de executar o procedimento.

Quanto tempo dura?

A duração da selagem nos fios depende muito de cada caso. No meu cabelo o efeito liso natural dura em média 15 dias, após isso os fios vão voltando aos poucos a textura natural. O ideal, na minha opinião, é fazer o procedimento 1 vez por mês.

Se o seu cabelo for muito grosso e crespo, como alguns profissionais já me indicaram, é legal fazer algum tipo de relaxamento e depois aplicar a selagem. Não há reação negativa na mistura do produto da selagem com de outros tratamentos químicos, e isso vai te garantir um resultado ainda melhor no final.

O principal motivo de eu fazer a selagem nos meus fios é para manter o controle do volume e facilitar a vida na hora de arrumar o meu cabelo. Como vocês já podem ter reparado nos vídeos, eu tenho um cabelo cacheado, porém não tem uma textura de cabelo crespo, o que me deixa com um efeito bem natural após o tratamento. Outro ponto positivo é que a selagem, ao contrário do relaxamento, não é um tratamento definitivo, aos poucos eles vai saindo e voltando com o efeito natural do meu cabelo. Se você gosta de varias o visual, não quer perder os cachos essa é a melhor opção.

Segue aqui uma seleção de vídeos sobre o assunto que já foram publicados no meu canal. Qualquer dúvida deixa aqui nos comentários.





*Procure um profissional. Não façam tratamentos químicos em casa se você não sabe o que está fazendo. Pode ser prejudicial a sua saúde.*

2 comentários:

  1. Minhas Duvida sobre a Selagem foram completamente extermidas RS
    Quero novidades de tendencias de L.A...
    O que os jovens dai tem mais usado e tal ?? Me de um Fatality de Looks.

    ResponderExcluir
  2. ficou show, mas também gosto de voce com o cabelo mais "rebelde"
    uma graça ^_^

    ResponderExcluir