quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Moda masculina - Os meus favoritos da SPFW

Eu sempre acompanhei a SPFW, pra mim era muito emocionante poder ver de perto tudo que acontecia na Bienal e correr aqui para contar pra vocês. Eu passava o dia inteiro correndo de um lado para o outro assistindo aos desfiles, fotografando street style, gravando vídeos e elaborando pautas divertidas para o AM, mesmo com toda dificuldade que uma credencial de blogueiro proporciona na semana de moda, era um trabalho muito gostoso de se fazer, mas dessa fez eu escolhi largar mão disso e acompanhar tudo do conforto da minha casa. Não é por preguiça que eu fiz essa escolha, mas pelo desanimo ao ver tanta gente alimentando ainda mais a má fama que os blogs de moda têm aqui no Brasil.

Ainda existem blogs incríveis que acompanham as semanas de moda com o único intuito de fazer um trabalho legal, e cumprir com o seu papel de comunicador que está trabalhando na Bienal. Blogueiros que estavam comigo na luta para acompanhar os desfiles continuam por lá fazendo um trabalho maravilhoso, posso destacar aqui o Gregory Martins, do Trend Coffee, que sempre me surpreende com pautas super bem elaboradas, mas a grande maioria, infelizmente, está achando que credencial é pulseirinha vip de camarote. Eu li alguns relatos de blogueiros, muitos que criaram seus blogs há menos de 1 ano, indignados com a dificuldade para entrarem nas salas de desfiles, ou até mesmo, dizendo que não conseguiram trabalhar por que não tiveram acesso a sala de imprensa. Eu apoio todos os blogueiros, mas tem bastante gente precisando cair na real.

Não vou render muito esse assunto aqui no blog, acho que todo mundo já sabe bem o motivo do meu desanimo com tudo isso, mas para não deixar a SPFW passar em branco, eu vou falar aqui sobre os "meus favoritos" da temporada. 

Em primeiro lugar o que mais me chamou a atenção foram os casacos trench, esses mais cumpridos a.k.a. sobretudo. Quase todos os desfiles masculinos mostraram algum casaco deste modelo, alguns mais clássico e minimalistas, outros que pareciam parkas repensadas. Eu acho que esse modelo pode virar um grande hit do próximo inverno, mesmo tendo proporções meio complicadas para alguns biótipos, a variação de cumprimento e de tecidos que provavelmente vão levar para as lojas vai permitir que todo mundo use. Dessa seleção de imagens, os meus favoritos são os da Osklen e do João Pimenta, minimalista, clean e elegante.

Os sapatos pesados tomaram conta das passarelas. Quase todos os sapatos e sandálias vieram com detalhes de tiras de couro e fivelas, e a sola tratorada, que já foi falada aqui no blog, teve o seu lugar nos desfiles masculinos, mais uma tendência que vai vir com tudo no próximo inverno. Os meus favoritos são os da Cavalera, A. Herchcovitch e João Pimenta. Gostaria de ter todos no meu armário, rs.

Esse modelo de sandália meio gladiadora tenta virar hit na moda masculina já tem muito tempo, eu lembro que em 2011 eu já estava louco por uma, será que dessa vez, com todas as marcas investindo pesado no modelo, essa tendência pega por aqui?

Os bolsas da coleção Alexandre Herchcovitch Men está no topo da lista dos meus favoritos da temporada, mesmo algumas peças estampadas de caveira me confundirem com bolsas Alexander McQueen. Já prevejo algumas lojas de departamento como a Zara fazendo modelos parecidos para nossa alegria, rs. E juro, eu adoro essa idéia da bolsa na cintura, uma vez o Paulo Fialho usou numa modelo durante a Tempora de moda Capricho e eu achei super interessante como truque de styling, só não sei se funciona na vida real.
Os três looks que eu mais gostei de todos os desfiles foram esses da Colcci, Triton e João Pimenta. Óbvio que cada um eu usaria numa ocasião, mas os três poderiam sair direto da passarela para o meu corpinho. Cada look mostra uma peça que vai ser tendência ou que já está na moda masculina como hit, como a sandália no primeiro look (+ camiseta com estampa meio rocker), a bomber jacket no segundo e o sapato com sola tratorada no terceiro.

O melhor desfile masculino dessa temporada eu diria que é do João Pimenta. Usando de modelagens clássicas ele apresenta uma coleção moderna, ousada e completamente masculina. Gostaria de usar João Pimenta até para comprar pão na padaria, rs. Nas imagens que eu selecionei eu foquei nos acessórios que além de complementar os looks desfiles, são peças incríveis para a gente pegar de inspiração e levar pra vida real. Eu estou ficando fã desses chapéus flop, acho que deixa qualquer look mais ousado e interessante, mas eu sei que não é todo mundo que vai aceitar esse modelo no dia-a-dia. Esse cachecol meio ombrê é maravilhoso, e olha, se você não tem money para comprar o da marca, super rola um D.IY. em casa.

Esses foram os meus favoritos da temporada, além do que eu falei aqui há muitas outras peças que prometem virar hit a qualquer momento, não só no inverno, como os macacões - que eu acho difícil ficar bonito -, as estampas étnicas que nunca mais vão sair da moda masculina, mais modelagem esportiva para homens e mulheres fazendo a bomber jacket continuar em alta e por ai vai. Aos poucos quando as coisas forem acontecendo e aparecendo de verdade para o grande público eu vou mostrando aqui no blog para vocês, certo?

Me contem aqui nos comentários, quais foram os seus favoritos da temporada?

*fotos FFW.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário