Guia de estilo para meninos - Festa de 15 anos e formatura - Armário Masculino

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Guia de estilo para meninos - Festa de 15 anos e formatura


O publico do AM é bastante jovem, em grande maioria meninos que ainda estão no ensino médio, cheios de dúvidas, mas também cheios de vontade de viver suas primeiras experiências. Sempre quando vou escrever algum texto voltado para vocês, leitores mais novinhos do AM, eu tento buscar minhas experiências do passado e minhas dúvidas que já foram esclarecidas para servir de fonte de ajuda aqui no blog. Bom, antes de começar o assunto do post vamos voltar no tempo, se você ainda não leu vale a pena ler esses dois posts antigos que ajudaram muita gente quando eu postei: "O guia de como aproveitar melhor o seu tempo no ensino médio" e "Como descobrir seu estilo próprio?". Espero que vocês curtam!

Chegada as vésperas de uma festa de 15 anos ou de formatura, sempre surge uma dúvida enorme do que vestir no dia - acho que qualquer pessoa que tem um evento legal se sente um pouco assim -, não só nas meninas, mas também nos meninos. Como existem milhares de guias para ajudar as meninas a se vestirem por aí, agora é a vez de vocês encontrarem algumas dicas aqui no AM.

O mais importante na hora de pensar no seu look para festa, é ter bom senso antes de querer se mostrar estiloso demais. Geralmente em festas mais formais existem regras impostas pela aniversariante ou recepção para igualar a vestimenta de todos os convidados, o chamado "dress code". Os tipos de trajes que normalmente aprecem nos convites são passeio completo (ou social)  ou esporte fino - se você não sabe o que significam esses termos dê uma olhada no guia feito pela Glória Kalil no site Chic - que é basicamente o uso de ternos com um toque mais formal ou um pouco mais informal. O bom senso na hora de "ousar no look" entra nesse quesito, se você não conhece muito bem a aniversariante e não sabe como as pessoas estarão vestidas na festa, a melhor pedida é seguir a risca o dress code, sem inventar moda. Há recepções também que podem barrar o convidado que não está respeitando os trajes, mas isso é meio raro. Eu sei que muitos de vocês adoram colocar um all star com terno, ou investir em acessórios mais elaborados para finalizar o look, mas só façam isso se souberem que a festa não vai requerer formalidade demais, assim, só pra você não ficar se sentindo estranho na festa a noite inteira.

Na hora de escolher o seu terno procure modelagens mais ajustados ao corpo, encontrar os ternos skinny em lojas de shopping já é super tranquilo. Caso você não tenha dinheiro, ou não queira comprar um terno novo, você pode elaborar um look com o que você provavelmente já tem no seu armário. A combinação de calça skinny, blazer, camisa social e gravata supri bem vários "dress code". Não precisa surtar se você não tem um terno novo pra festinha, e aqui, gastar uma nota com um terno novo que você vai usar poucas vezes na vida pode ser besteira, melhor comprar um bom blazer que vai te servir para diversas ocasiões da vida.

Como ousar no meu look para essas ocasiões?

Como eu disse acessórios e peças muito diferentes podem deixar o seu look destoado do restante da festa, mas há várias maneiras de impor seu estilo sem desrespeitar o dress code. Algumas peças e troques que styling que vão causar efeito no seu look:

Gravata Borboleta. Eu sou SUPER a favor dos meninos usarem esse tipo de gravata borboleta, principalmente quando mais jovens. Esse tipo de gravata vai deixar o seu look moderno e mais estiloso. Existem por ai diversas estampas legais em gravatas borboleta e não é nada difícil de encontrar para comprar, mas caso você não encontre eu fiz um tutorial ensinando fazer a sua em casa, veja aqui.

Gravata skinny. Se você acha a gravata borboleta ousada demais para o seu estilo, ainda há a opção de investir nas gravatas skinny, que também garante um toque a mais de estilo no look. Confesso que esse modelo de grava ainda é meio complicado de encontrar para comprar em lojas "normais", mas se você ainda tiver um tempinho para preparar o seu look da festa, procure no google que com certeza você vai achar alguma loja que venda esse modelo online.

Meias coloridas e/ou estampadas. Esse truque de styling já não é nenhuma novidade para quem acompanha os blogs de moda masculina por ai, acho que já vi mais de 10 posts sobre o mesmo assunto rodando os blogs, mas realmente é uma dica muito boa para dar uma ousada no look social. Procure meias legais, com estampas de bichinhos, listras ou de alguma cor vibrante para contrastar com a formalidade do seu terno.

Blazers estampados. Quem acompanha o AM deve ter visto um blazer que eu usei uma vez para ir num casamento, ele era xadrez, porém a estampa era bem sutil, e essa é a dica que eu gostaria de passar pra vocês. Em lojas como a Zara ou Topman é possível encontrar blazers estampados e coloridos que podem ser usados em ocasiões mais formais. Na hora de escolher o seu blazer, procure cores mais neutras e escuras (verde musgo, vinho, marrom, magenta) ou com estampas que não são tão chamativas, assim você consegue um look bem ousado e ainda no dress code do evento.

Terno e tênis, quando usar? Como usar?

Na minha opinião o sapato pode ser substituido pelo tênis quando a festa permite essa ousadia. Você antes de ir pra festa deve no mínimo saber quem é aniversariante, e se ela for mais estilosa e curtir que os convidados usem looks mais diferentes na festa, se jogue! Os modelos de tênis que eu mais indico são os clássicos, como all star e vans, ou então você pode fazer a linha dos looks do Justin Bieber e investir em sneakers maiores, mas tente manter uma cor mais sóbria. Para o uso do tênis no look é necessário que você esteja usando uma calça mais ajustada ao corpo, esse tipo de styling não fica muito legal quando a calça é muito larga.

Mesmo com todas essas regras e formalidades, você não precisa surtar demais sobre esse assunto. Relaxa, tente levar seu estilo próprio levando em consideração as coisas que eu disse aqui e com certeza você vai ter um look legal para a noite da festa. Como eu adoro responder sobre essas dúvidas, caso vocês precisem de mais alguma dica mande e-mail para amasculino@gmail.com, prometo tentar ajudar!

P.S.: Estou de volta no instagram, me sigam todos, rs. @Eileo
Comentários

0 Comentar pelo Google:

Postar um comentário