quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Manual: Tipos de Blazer e como usar

Esse post demorou pra sair do forno, pois queria fazer algo legal e de forma clara pra vocês aqui no AM. Bom, um dos itens básicos do armário masculino, o blazer, tem suas regras próprias de uso e para cada tipo de modelo. Tem peças e ocasiões que combinam mais, por isso decidi fazer aqui um mini guia falando sobre os 4 tipos de blazer para vocês.

Blazer de 1 botão

O Blazer de um botão é o item do momento para o verão. Ele pode ser usado tanto aberto como fechado. Geralmente esse modelo de blazer é mais específicos para verão, pois além de ser mais leve na construção, a profundidade da abertura do decote é maior pelo o botão ser mais baixo, facilitando a ventilação e ajudando assim no conforto. Este tipo de blazer fica ótimo combinar com pólos e camisetas de malha fina com gola careca.

Blazer de 2 botões.

Aqui o assunto começa a ficar um pouco mais complexo, mas é só prestar atenção. O blazer de dois botões tem uma regra que muitos erram. Não podemos fechar os 2 botões do blazer. A regra é sempre fechar o primeiro botão somente. Este já é um blazer um pouco mais tradicional e também combina com peças mais leves ou até mesmo camisas. Uma dica de combinação legal é usar camisa jeans por baixo, o look fica jovial!

Blazer de 3 botões

De origem mais utilitária, a regra básica para o blazer de três botões é sempre abotoar o botão do meio. Em nenhum dos 3 casos devemos abotoar o ultimo botão, tirando o blazer de botão único, óbvio. Esse já é um modelo bem tradicional, e podemos dizer um pouco antiquado, encontraremos esse blazer geralmente em lojas mais tradicionais. Para combinar a produção camisas são as ideais!

Blazer de abotoamento duplo

Modelo também muito tradicional, ele se subdivide em 2 categorias:  de 4 botões e 6 botões. Ele caiu no gosto dos jovens e do Street style internacional. Esse modelo também lembra a vestimenta de ???. A regra para este modelo é sempre abotoar o botão do meio do lado direito. Vale brincar com combinações de cores e com itens mais descontraídos é a chave para um look certo. Fazer um look muito tradicional pode ficar muito careca e maduro.

Não vamos esquecer dos coletes de alfaiataria, que não é blazer mas faz parte da categoria de vestimenta social de alfaiataria. Este devemos usar sempre com todos os botões fechados, sendo de abotoamento duplo ou somente 3 botões.

Um comentário:

  1. Muito agradecido pelas dicas.Pessoas como você nos fazem ficar com vontade de se vestir melhor.

    ResponderExcluir