Manual: O look certo para o seu tipo de corpo - Das passarelas para vida real - Armário Masculino

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Manual: O look certo para o seu tipo de corpo - Das passarelas para vida real


Mesmo deixando a ideia de que o que as grandes grifes apresentam nas passarelas são peças de difícil acesso ao grande publico, tanto pelo valor quanto pelo biótipo dos modelos que estão usando-as, vale lembrar que é de lá que surgem as tendências, e base para criação de peças para lojas de departamentos e uma grande infinidade de marcas que costumamos comprar. O meu post dessa semana é um manual para ajudar vocês de uma vez por todas a entender um pouco do que apareceu na passarela e o que fica bem para cada tipo de corpo, divido em "altos e baixos"- falando sobre a estatura de cada um.

Aquele mito de que pessoas altas podem usar tudo é mentira, existem peças que acabam não valorizando o seu corpo. Geralmente pessoas magras e altas - estatura de modelo - ficam bem na grande maioria das peças de roupa, mas pessoas altas, e que não possuem um corpo padrão de modelo tem mais problemas para se vestir do que os baixinhos. Eu vou usar looks dos desfiles da ultima semana de moda masculina para ilustrar e exemplificar cada tópico, pegando um look que fica bom para os altos e um para os baixos e vou explicar o porque de cada escolha, mostrando também alguma das principais tendências. Se preparem pois o post é longo mas vale a pena, Vamos lá??

Calvin Klein Collection - Monocromático e Azul
Lembrando que muitos usam o termo "monocromático" da forma errada. Se você usa uma peça, seja ela qual for de uma cor diferente, a camisa ou a meia, seu look deixa de ser monocromático. Não importa a proporção da cor. Mono = 1, uma cor somente. A Calvin Klein mostra de uma forma elegante e super forte o Azul - a cor de 2014, invistam em peças azuis.

1 - Altos: Peguei de exemplo um azul puxado para o cobalto para exemplificar um look azul para pessoas altas, pois creio que como você é alto um tom de azul mais discreto é melhor pois pode ficar caricato uma pessoa muito alta usando um tom de azul muito forte.
2 - Baixos: Um tom mais vibrante de azul funciona para os baixinhos, a proporção da cor é menor e funciona melhor, chamando menos atenção. Mas ainda é um look para os corajosos.

Burberry - Color Blocking
Tendência que caiu no gosto popular a um tempo, o color blocking parece continuar como uma grande tendência com cores bem vibrantes. O desfile da Burberry, apesar de não ser um dos meus favoritos, demonstra com cores interessantes esta tendência.

1- Altos: Apesar do look para altos ter mais cores, é um look interessante pois as cores são sóbrias, e o casaco alongado cai muito bem em pessoas altas. Outra coisa, quando mais blocos de cores diferentes, maior a chance do look parece que está "fatiando" o seu corpo, o que pode deixar pessoas de baixa estatura ainda mais baixinhos.
2- Baixos: Com cores mais vibrantes para os baixos, peguei esse look para exemplificar pois percebemos que o jogo de cores está mais localizado do que para as pessoas altas. Aqui as cores estão na parte de cima do look, chamando atenção somente para um região do corpo e passando uma ilusão de mais alongada a silhueta. Ótimo para quem é mais baixo.

Dolce & Gabbana - Maxi Estampas
Com estampas de motivos grego-romanos, a dolce mostra a tendência das estampas com um olhar bastante italiano.

1 - Altos: Além da blusa estampada, neste look temos uma padronagem de listra vertical na calça, o que poderia ser muita informação para uma pessoa de baixa estatura, mesmo com as listras verticais. Talvez pessoas mais baixas poderiam usar este look com uma calça escura sem estampa.
2 - Baixos: A jaqueta bomber estampada chamando atenção para a parte de cima do look. O shorts acima do joelho é ótimo para os baixinhos pois alonga a silhueta, mostrar os joelhos é sempre uma ótima dica para os baixos. Lembrando que como o destaque está nas estampas, é bom ficar nos tons neutros!

Dries Van Noten - Floral
Floral é sempre uma tendência para coleções de verão, porém nesta temporada os florais de fundo escuro dominam a estação.

1 - Altos: Investir somente em uma padronagem floral é a dica para os altos. Aqui com um fundo um pouco mais claro é ótimo para quem tem pernas longas e o jogo com uma camisa neutra da o toque certo de elegância.
2 - Baixos: Na proporção certa, o jogo de florais com tons mais escuros funciona muito bem para os baixos. Aqui temos o shorts e o casaco na proporção certa para valorizar qualquer um. Com 3 estampas diferentes, as chances de isso funcionar na vida real são remotas, só se você comprar o look completo da passarela, mas é um efeito muito bonito, eu com certeza usaria!

Neil Barret - Grafismo
Particularmente amo esse desfile e o jogo gráfico dele!

1 - Altos: Aconselho os altos a brincarem com gráfismos de cores neutras, novamente acho que pessoas altas com grafismos coloridos chama muita atenção!
2 - Baixos: Aqui creio que os baixos podem brincar mais com o jogo de cores, com um tom mais vibrante. A calça preta na parte de baixo do look alongou a silhueta do modelo, ótima opção para os mais baixos.

3.1 Philip Lim - Peças Amplas
Eu gosto de peças amplas, geralmente nos outros, não em mim pois é muito difícil uma pessoa baixa não parecer que foi engolida por uma peça dessas andando pela rua. Mas sempre tem um modo de usar.

1 - Altos: Essa tendência é perfeita para os altos, camisas amplas e calças amplas funcionam muito bem para quem nasceu com o dom das pernas. Aqui o look demonstra uma calça ampla arrastando no chão, o que é muito chic, mas só funciona para pessoas com mais de 1,80m.
2 - Baixos: Aconselho os baixinhos por experiência própria a usar peças amplas somente na parte de cima. Aqui o shorts da uma leveza ao look mostrando as pernas. Estou obcecado por esse look!

Rick Owens - Total Black
Sim, preto para o verão, a cor que favorece qualquer um!

1 - Altos:  Aqui o look com sobreposição de peças é bem difícil de virar realidade nas ruas, funcionaria só para pessoas bem altas pois este tipo de peça que está em um meio termo de calça e bermuda achata a silhueta, então antes de usar tenha certeza que você tenha pernas longas. Sapatos e botas de cano muito longo são super complicados e acho  que não são boas peças para se investir. Estes sapatos do Rick são de uma parceria com a Adidas, que existem também com canos mais curtos.
2 - Baixos: Aqui mesmo com as botas de cano longo, o shorts bem curto faz o contraponto  de proporções, o que resulta mostrar mais as pernas, que como disse anteriormente, funciona para os baixos!!

Valentino - Camuflagem
Mesmo com esse estilo de estampa ter estourado na temporada passada ao redor do mundo com os famosos sneakers da Valentino, a camuflagem ainda continua com toda a força nessa estação!

1 - Altos: Aqui, o casaco longo com a estampa funciona pois ele é composto por tons neutros, e com a calça seca nude o look fica bastante elegante.
2 - Baixos: Aqui a estampa na calça skinny fica super cool com o sweater vinho. Aconselho sempre calças mais secas para os baixos. Aqui eu até brincaria mais com o sapato, mas creio que também seria arriscado, ainda mais porque homens não se arriscam muito com calças estampadas.

Alexander Wang - Utilitarismo Esportivo
As pessoas costumam confundir utilitarismo esportivo até mesmo com militarismo. A tendência utilitária vem das peças usadas para trabalhar, que foram pensadas no conforto e praticidade da classe operária anos atrás, que Chanel trouxe para mulheres também com sua visão da mulher independente.

1 - Altos: Aqui o look brinca com o jogo de proporções com uma camisa ampla em matelassê com uma bermuda ampla. O look funciona por brincar com o jogo de texturas e preto e branco. Pessoas com o corpo fora de forma tem que tomar cuidado com peças amplas pois parece que você está querendo esconder o peso extra, e acaba deixando a silhueta ainda maior do que é.
2 - Baixos: Algumas peças utilitárias pecam pelo excesso de detalhes, aqui funciona pois a cor do couro é neutra e com o pesponto da calça junto com os bolsos grandes do casaco funcionam por ser chapado, evitando assim o volume extra no corpo. A calça mais curta funciona para os baixinhos, mas convenhamos que é difícil usar look de couro total no verão né!

Acho que cada um tem seu estilo, alto ou baixo, porém acho que moda também e auto conhecimento. Saber como é seu corpo e o que fica bom em você e isso é muito pessoal. Eu não sou a favor de pessoas altas usando peças muito chamativas e do uso excessivo de cores. Roupas e cores tem seus significados então creio que todos tem que tomar cuidado com a imagem que vamos passar para os outros, mas vou deixar isso para outro post! E não deixem de me seguir no instagram @brunoj !!!
Comentários

0 Comentar pelo Google:

Postar um comentário