terça-feira, 2 de julho de 2013

O guia da foto perfeita

Já faz um tempo que o Léo tem recebido alguns e-mails de vocês perguntando como fazer para ter fotos legais de looks, ou de qualquer outra coisa. Não existe uma formula pronta para você ter a foto perfeita, a foto perfeita depende de vários fatores e vai do gosto de cada um, certo? Mas eu vou tentar resumir algumas dicas básicas e práticas para que vocês tenham resultados melhores na hora de fotografar.

1o passo: Qual câmera eu uso?

É claro que uma boa câmera faz muita diferença na foto. Com uma câmera DSLR (que são as câmeras que possibilitam a troca de lente) você além de “controlar” sua foto, podendo alterar a entrada de luz, a abertura do diafragma (que além de ajudar quando tem pouca luz, é o responsável por aquele fundo desfocado que a gente adora), você também tem mais possibilidades pra editar a foto depois. Essas câmeras possibilitam que você fotografe em um formato de imagem chamado RAW, que diferente do famoso JPEG carrega muuuuuito mais informação de imagem , assim você pode editar os mínimos detalhes da foto. O único problema é que para abrir fotos em RAW você precisa de programas especiais, como o Photoshop!

Hoje no mercado existem várias câmeras desse tipo com um preço muito justo, principalmente se você for comprar fora do país. Antes de comprar uma câmera vale a pena pesquisar, porque muitas vezes uma câmera da linha mais básica da Canon e Nikon custa o mesmo preço que uma câmera estilo CyberShot, que não te da muitas opções na hora de tirar foto e editar depois.



Se você ainda não pode investir $ em equipamento para fazer as suas fotos, não despreze a câmera do seu celular (principalmente a do iPhone) ou a sua CyberShot, fazendo tudo direitinho elas podem ser bem úteis para ter fotos legais. O Leo ja deu a dica de apps legais para editar fotos no iPhone: AQUI!


2o passo: Como fotografar?


Sabe aquela história de que não importa o equipamento, o importante é o olhar? Pois é, ela é verdade! É importante antes de fotografar ver tudo que você tem disponível, isso é: qual câmera você tem, o lugar, e a luz. A Luz é a coisa mais importante numa foto, e o sol está ai igualmente para todos nós! Saber usar a luz natural a seu favor é uma das coisas que podem fazer sua foto ficar mais bonitas, existem certos horários do dia que a luz do sol fica mais interessante para compor o cenário de uma foto, de manhã bem cedo da hora que o sol nasce até umas 8:30 mais, ou menos e no fim da tarde a partir de umas 16:30 até ele se por, isso porque a luz fica lateral o que favorece muito. A luz de meio dia é a luz que vem mais de cima, o que pode causar certas sombras um pouco feias nas pessoas.


























foto tirada de manhazinha, antes das 7h.

foto tirada no finalzinho da tarde, depois das 16:30.

E as fotos feitas a noite? Sem problemas, apesar do flash direto demandar um pouco mais de cuidado para tirar a foto, ele pode resultar numa foto bem bonita. O fotografo Terry Richardson tem como uma das características principais em suas fotos o uso do flash direto bem forte, e o resultado é sempre incrível. É super válido você brincar com a luz, eu sempre fotografo com a ajuda de uma lanterna bem forte, usando a luz mais de cima, de lado ou de frente. Uma dica é pegar uma foto que você goste e tentar adivinhar como a luz daquela foto foi feita para copiar.













foto tirada com flash direto


foto tirada com flash fora da câmera mais lateral

Saber o melhor angulo para fotografar é essencial, e quando eu falo isso não me sobre como o modelo deve posar, mas sim sobre o angulo que o fotografo vai bater a foto. Uma foto tirada de cima para baixo, pode deixar a pessoa bem baixinha e da uma imprenssão de “pobre coitado” ao fotografado (tipo pose de emuxo, sabe?), já fotografar de baixo para cima pode valorizar uma pessoa que não seja alta, e da uma idéia de superioridade também. Já reparou que a maioria das cenas do Tom Cruise em seus filmes é filmada levemente de baixo pra cima? O ator é bem baixinho e geralmente é o herói do filme, por isso pra ele é bom ser filmado desse angulo.


Para fazer fotos de looks o melhor é com que a câmera esteja na mesma altura que a barriga da pessoa, ajoelhar para tirar a foto de uma pessoa em pé pode ajudar bastante!
foto tirada de cima pra baixo
foto tirada com o fotografo ajoelhado hahaha

3o  passo: Edição de Imagem

Se engana quem pensa que edição de imagem é uma coisa moderna, mesmo quando ainda só se usava técnicas analógicas para fotografar (que eu amo) era possível “editar” as fotos, principalmente em relação a correção de luz e de cor das imagens. Por isso não tenha medo de editar suas fotos, mas lembre-se a edição por mais que seja ousada e com cores distorcidas tem que parecer natural, “efeitos” muito pesados podem parecer forçados de mais, principalmente quando falamos de correção de pele. Eu corrijo pouquíssimas coisas de pele em todas as minhas fotos, só o necessário mesmo. Fiquem expertos em relação a isso. Pra quem gosta de efeitos estilo vintage, existem vários pacotes de filtros e tutoriais na internet na internet pra baixar.

4o passo: Diagramação


Em todas as revistas, sites, blogs, etcs a diagramação das fotos ajuda bastante a valorizar a imagem e seu conceito, já reparou as montagens que o Léo tem feito aqui no blog? Vale a pena ficar vendo revistas que investem em uma boa diagramação, no site do lookbook tem vários perfis que fazem ótimas diagramações. O negócio não é copiar o que já existe por ai, mas sim procurar alguma diagramação que chame a sua atenção para servir de inspiração. Você pode fazer boas montagens usando o InDesign, Illustrator (que é o que o Léo usa para fazer as dele) e até mesmo o photoshop, e acreditem, não é nem um pouco difícil.






Espero ter ajudado vocês em relação a fotografia. Vez ou outra eu volto aqui pra dar mais dicas e mostrar um pouco mais do que eu mais gosto de fazer na vida!

4 comentários:

  1. Adorei as dicas,tinham algumas coisas que eu não sabia,principalmente em relação a luz e etc.Vlw Breno

    ResponderExcluir
  2. O Certo é: "de baixo pra cima" nessa foto: http://1.bp.blogspot.com/-FORY6NRYuQs/UdJLS2PKYWI/AAAAAAAAACA/W5rU1MWYuKM/s1600/IMG_6581.jpg

    ResponderExcluir
  3. O Certo é: "de baixo pra cima" nessa foto: http://1.bp.blogspot.com/-FORY6NRYuQs/UdJLS2PKYWI/AAAAAAAAACA/W5rU1MWYuKM/s1600/IMG_6581.jpg

    ResponderExcluir
  4. Post simples, porém mt esclarecedor, goxxtei.

    ResponderExcluir