quarta-feira, 17 de julho de 2013

Como escolher a lomo ideal para você

Essa história de lomo surgiu pra mim em meados de 2009, o assunto era pouco comentado aqui no Brasil, poucas pessoas tinham e pra comprar era bem difícil. Minha primeira lomo foi uma HOLGA 135BC, eu comprei achando que qualquer foto que eu tirasse ia sair maravilhosa, que era super simples e obvio que não foi assim, meus primeiros rolos de filme foram tremendos fracassos me fazendo quase desistir de ter uma dessas câmeras com lentes de plástico.

Foi ai que eu fui realmente pesquisar sobre lomo, fotografia analógica, tipos de filme, técnicas e outras coisas que me fizeram ver que lomo e fotografia analógica são realmente simples, mas pra ter aquela foto super legal é preciso de um pouquinho de conhecimento sobre esse universo. Existem vários tipos de lomos , cada uma tem uma característica, por isso hoje eu vim mostrar minha coleção de lomos pra ajudar vocês a escolher a escolher o seu modelo ideal.

1 - Diana F+: É a única câmera que usa filme 120mm da minha coleção, ela te da mais controle suas fotos, você pode escolher dentre 4 tipos de abertura do diafragma, isso ajuda se o dia tiver com muita ou pouca luz, além de ter um kit com VÁRRRRIAS lentes legais, Você também tem dois formatos de fotos pra escolher, ou quadrada ou retangular na vertical. O problema é que o filme 120mm além de caro e difícil de revelar, tem que ter uma certa habilidade pra conseguir usufruir dele.

2 - HOLGA 135BC: Essa câmera é 8 ou 80, ou você ama ou você odeia. Além de ser bem escura, ela tem a lente muito fechada, MAS as fotos ficam lindas e as duplas exposições feitas por ela pra mim são as melhores. Recomendo usar um filme ISO 400 pra cima, pois esses filmes absorvem mais luz. Flashs coloridos são bem vindos também.

3 - Action Sampler robot: Essa câmera não é da Lomography, por isso ela é chamada de Toy Camera. Sim existem outras câmeras de brinquedo sem ser da Lomography e elas são bem legais também. Essa tem a mesma função da Action Sampler (que eu falei logo abaixo), porém ela tem um desenhozinho de robô nas lentes, e tira 3 fotos invés de 4, duas pequenas em cima e uma maior em baixo.

4 - LomoKino: Minha irmã me deu essa preciosidade de presente de aniversário e acreditem, eu não tive coragem de usar ela ainda, rs. Sempre acho que tem que ser em um momento muito especial. Essa câmera FILMA! sim é verdade, ela filma pequenos filmes usando filme 35mm. Pra ver os filmes é preciso comprar um acessório muito legal aonde você coloca o rolo de filme revelado dentro e assiste o filminho girando uma manivela. Eu também tenho o acessório que você coloca no iPhone, assim você pode ter seu pequeno filme analógico no celular e computador!

5 - Action Sampler: Essa é a câmera pra quem gosta de ação, ela tem 4 lentes e quando você dispara cada uma dessas lentes registra uma pequena foto em sequência, ou seja, em uma foto você tem 4 fotos diferentes registradas com um pequeno intervalo de tempo entre elas. A foto fica parecendo uma historinha. É muito legal fotografar pessoas pulando ou correndo com essa câmera. Ela não faz dupla exposição mas nem precisa, ela ja é legal por tirar fotos em sequência

6 - Sprocket Rocket: Essa foi a câmera que o Léo me deu de dia dos namorados s2, ainda não tive a oportunidade de revelar o filme que usei nela, mas ela é diferente das outras por fotografar fotos panorâmicas o que já legal, porém ela fotografa o frame inteiro do filme. Ou seja, sabe aqueles furinhos do filme? ela fotografa até eles! Essa câmera também faz dupla e longa exposição. Tô doido pra revelar logo o filme que tá dentro dela e ver o resultado das fotos.

7 - MiniDiana: É meu xodozinho! ela tem as mesmas funções da Diana f+ , porém ela usa filme 35mm, o filme do formato normal que agente conhece mais, é muito legal fotografar com ela, além da lente ser bem aberta e clara, as fotos saem quadradas, diferente das câmeras que usam esse tipo de filme. Infelizmente essa parece ser a câmera mais frágil da lomo, a minha quebrou e a de todos os meus amigos que tem ela também.

Extra - Fisheye 1: Esqueci de colocar ela na foto, mas essa câmera é uma das mais populares da lomo, com uma lente grande angular ela tira as famosas fotos fisheye que todo mundo adora, aquelas fotos circulares que todo mundo fica com uma cara engraçada. A fisheye 1 não faz dupla exposição, a algum tempo a lomo lançou a fisheye 2 que tem esse recurso e recentemente lançou a fisheye baby, que cabe na palma da mão

Onde comprar?

na internet eu indico os sites:
http://www.lomography.com.br/
http://www.toycamera.com.br/
http://dx.com/s/lomo

Lojas físicas:
Pra quem mora em São Paulo e no Rio existem lojas físicas da Lomography
RJ: Copacabana, na Rua Barata Ribeiro, 369B
SP: Rua Augusta, 2481

Pra quem mora em BH tem a loja POPCORN, que além de vender lomos vende altas roupas legais!
a Popcorn fica na Rua Fernandes Tourinho, 107, Savassi.

OBS: Lembre-se sempre de que não é só a câmera que garante uma foto legal, existem vários tipos de filmes e técnicas legais, mas isso é assunto pra outro post ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário