domingo, 28 de outubro de 2012

Dicas sobre tatuagem

Eu sou apaixonado por tatuagem. Como já disse por aqui, o fato da tatuagem ser algo eterno, me assusta um pouco, mas eu sempre tive vontade de tatuar meu antebraço. Apesar de ser um dos lugares onde a tatuagem fica mais visível, pra mim, também é um dos lugares mais legais de se tatuar. Eu decidi, alguns meses atrás, que faria a minha primeira tatuagem "grande" e fui desenvolvendo essa idéia  com o meu tatuador (Leonardo Avelar), que fez praticamente todas as minhas tattoos.

A idéia do desenho já era beeeem antiga. Eu queria fazer uma tattoo em homenagem a minha avó. Não sei se eu já falei por aqui, mas minha avó foi quem despertou em mim a minha paixão pela moda, foi ela quem me proporcionou as melhores lembranças da minha infancia e também quem me apoiava em todas as minhas idéias malucas (de pintar o cabelo, me vestir diferente e etc) na pré-adolescencia. Vocês não sabem quanta saudades eu sinto dela, e como eu queria que ela estivesse por aqui, para ver tudo de incrível que têm acontecido na minha vida. A onde quer que ela esteja, ela deve está muito feliz por eu não ter me tornado mais um jovem careta (como ela diria). Eita saudades! Enfim, foi então que eu escolhi tatuar o frasco de perfume que ela sempre usava, um Dolce and Gabbana - Eau The Toilette. Por ser algo que ainda hoje, quando eu sinto o fragrância, me faz lembrar dela. Para complementar o desenho, o Léo desenvolveu algumas rosas e ornamentos com uma pegada de arte nouveau e eu amei o resultado.

O processo da tatuagem é bem mais tranquilo do que muitos pensam. Até então, eu só tinha feito tatuagens bem pequenas e a dor era supeeeer suave. Doer, óbvio que qualquer tatuagem doí, mas quanto menor, menos dor. A minha do antebraço foi feita em duas sessões, de mais ou menos duas horas e meia. Ai sim foi uma dor sinistra (risos). Eu aguentei bem durante a primeira hora da sessão, depois disso já queria sair correndo e pular de um prédio. Eu ainda estou no processo de finalizar o desenho, então, ainda vou sofrer mais algumas horas para retocar a cor da tatuagem e fazer mais algumas coisinhas. Reza por mim ai! haha


Outras tattoos feitas pelo Léo Avelar:

O aviãozinho de papel, que muitos perguntaram se tem algum significado, eu fiz por dois motivos. Primeiro porque eu e meu pai sempre faziamos aviõezinhos quando eu era pequeno e eu tenho boas lembranças disso, e também, porque eu amo viajar (rs). O coração do antebraço direito eu fiz só por achar bonitinho mesmo, e a frase no meu peito (Love always remains) era algo que eu queria tatuar faz tempos, pois acredito bastante no significado.

Como muitos de vocês têm bastante dúvidas sobre tatuagem, eu resolvi fazer algumas perguntinhas básicas para o meu tatuador e espero ajudar alguns de vocês que estão pensando em tatuar por agora.

- A escolha do desenho
A escolha do desenho é muito relativa. Depende do que cada um quer passar com a aquela tatuagem, se terá alguma historia por trás do desenho ou se é só por achar bonito mesmo. Como o Léo (meu tatuador) disse e eu também acho, quando mais forte o significado da tatuagem for pra você, menos chances de você se arrepender no futuro. Escolher um desenho só porque está "na moda" é burrice. Logo a moda passa e você vai continuar com aquele desenho, sem significado algum, estampando a sua pele. É legal você levar a sua idéia para um tatuador especializado e junto com ele, você desenvolver um desenho único para você tatuar. Leve ao estudio bastante referência fotografica da sua idéia e quando chegar a um resultado que você goste (muito) faça a tatuagem. Nada de fazer uma coisa sem pensar, ok?

- A escolha do profissional
A escolha do profissional é uma das coisas mais importantes. Procure um tatuador que já está acostumado fazer o tipo de desenho que você tem em mente. Por exemplo, tem tatuador que é muito bom no estilo Old School, mas não manda muito bem em foto e tal. Jamais escolha um tatuador pelo preço. Tatuagem é um investimento eterno, você não vai querer ficar com um desenho horroroso no seu corpo pra sempre, certo? Converse com todos os seus amigos que já fizeram tatuagem, peça indicação, vá até o estudio e conheça um pouco do trabalho do tatuador antes de fazer a sua.

- Cuidados com a tatuagem
Cada tatuador têm suas dicas em relação aos cuidados da tatuagem. Você nunca deve se espelha do que seu amigo fez para cuidar da tatuagem dele para cuidar da sua. É seguir o que o seu tatuador falar, pois ele sabe o tipo de tinta que usou e a técnica para fazer a tatuagem. Portanto, após fazer a tatuagem, converse com o seu tatuador sobre isso, ele vai te explicar tudo certinho.

- Sobre o meu tatuador
Leonardo Avelar, já trabalha como tatuador profissional desde 2008. Desde pequeno já gostava muito de desenhar e ao longo dos anos foi desenvolvendo ainda mais suas técnicas de desenho. Logo quando ele começou a tatuar, gostava bastante do estilo tradicional (Old School). Hoje em dia é especialista em trabalhos nos estilos Neo tradicional, black work (maori) e tem estudado bastante o estilo oriental de tatuagem. Ele tem como inspiração para o seu trabalho grandes artistas como Filip Leu, Alphonse Mucha, Jean Le Paltre, entre outros. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Léo, é só adicionar ele no facebook, ok? :)

Facebook: Leonardo Avelar
HIGHBORN Tattoo
Rua Mato grosso, 1031. Belo Horizonte - MG (Atrás do Diamond Mall).
Tel.: (31) 3335-2866; (31) 8691-6789
Horário de funcionamento de 12h às 20h de segunda a sexta e sábado de 12h às 18h.

Fotos: Julia Cascaes

Um comentário:

  1. to louco pra fazer a minha, mas ainda tenho que conversar bastante com minha tia, pra ela liberar oaskdoas.

    ResponderExcluir