sexta-feira, 22 de abril de 2011

Grandes parcerias e preços altos

De algum tempo pra cá, as grandes redes de fast fashion do Brasil, perceberam que trazer estilistas renomados e famosas divas para desenvolverem coleções seria um bom negócio. Já tivemos Marcelo Sommer, Chris Barros, Stella McCartney, Beyoncé, Xtina... e alguns que já não me lembro mais.



O objetivo dessas parcerias (além do truque de marketing gigantesco para a marca) é de trazer design a um preço acessível, certo? mas não é o que acontece na maioria das vezes. Quando é feita alguma parceria entre estilista/ famoso + rede de fast fashion lá fora, a marca mantém o preço usual dos produtos, ou ocorrem mínimos aumentos (quem já foi à alguma H&M sabe do que eu estou falando). Peças que antes eram 20 euros continuam custando 20 euros, mas por que isso tem de ser diferente no Brasil?

A maioria das pessoas só vê a parte boa de ter um grande nome assinando peças supostamente com preço acessível, mas na realidade junto dessas "assinaturas" vem um grande aumento dos preços, infelizmente. Onde já se viu pagar pagar R$89,00 em um reagatinha de cetim na C&A? (WTF) Na maioria dos casos o grande sucesso de vendas desses produtos é devida à falta de criatividade e também à lavagem cerebral que é feita nos consumidores. Tem tantas mulheres querendo ser Beyoncé (C&A) e muitoooos fashionistas querendo da pinta usando Stella (C&A), juntando com o marketing pesado da marca, as pessoas ficam cegas e saem comprando. Se você parar alguns minutos e pensar, com o preço de um blazer da Stella McCartney para C&A, você pode montar 4 looks completos com peças de brechó, comprar mais de uma camiseta do Alexandre Herchcovitch ou ainda assim, comprar um tênis PUMA assinado por ALEXANDER McQUEEN, ok? Esses são exemplos totalmente aleatorios, só pra mostrar que você pode aproveitar muito melhor seu dinheiro. INFELIZMENTE essas parcerias de fast fashion ainda não seguem os objetivos iniciais do projeto aqui no Brasil, ainda não é algo acessível para todo mundo.


P.S.:Eu entendo perfeitamente que para alguns, o desejo de vestir uma "peça de marca"é gigante e quando aparece alguma oportunidade a mão fica coçando, mas calma, junta um money e compra uma peça que será um pouco mais exclusiva. Não é nada legal chegar na festa VIP e deparar com todas as amigas fashionistas usando o mesmo casaco C&A/Riachuelo, né? E não é pelo fato do famoso assinar a peça que ela seja bonita. #reflita

3 comentários:

  1. Primeiro para dizer que fui até à página 8 e voltei pr'a comentar aqui! Seu blog é incrivelmente lindo!! Amei!! :D

    Agora sobre as parcerias... (Hah, amo falar sobre este assunto!!) Incrível como eu dou um super apoio para que as mesmas continuem acontecendo, mas de fato, só para não dizer que eu não tenho NENHUMA peça de NENHUMA coleção, eu tenho uma da coleção da Nicole que foi presente inclusive!

    Na verdade, nas primeiras coleções: Fergie, Nicole, Espaço Fashion, Beyoncé... Até a da Isabeli Fontana, a C&A estava mantendo os valores habituais das peças (eu tenho o catálogo da colê da Fergie até hoje! :P), foi da Maria Bonita Extra pr'a cá, que eles perderam a noção de vez, e como se não bastasse, a Riachuelo me vai e faz o mesmo! =/ O pior é que nada nestas coleções é aquilo que se pode chamar de "must have", sabe? As peças são, de fato, bonitas, mas são a mesma coisa de sempre com uma etiqueta diferente,e como tu disse no post, dá pr'a aproveitar bem melhor, o dinheiro! Parceria por parceria, prefiro gastar o que gastaria num blazer da Stella McCartney com duas melissas da Vivienne Westwood que amo de paixão, e sairia muito mais feliz (Tanto a relação das marcas quanto das estilistas).

    Mas ainda apoio estas parcerias na doce esperança de que a C&A feche com a Gwen Stefani qualquer hora dessas! Independente de preço, exclusividade, trá-lá-lá, eu teria a coleção assinada pela Gwen todinha, fato!! (AMO a Gwen!)

    Mais uma vez, parabéns pelo blog! Amei!
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo ... nãao da pra chegar a esse ponto ...

    http://fashionistathe.blogspot.com/

    ResponderExcluir