terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Alô UFMG!

A mais de 22 anos, a escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, forma profissionais na área da moda. O que antes era tido como um curso de extensão em estilismo, formando nomes como Ronaldo Fraga, se transformou em um curso de graduação de Design de Moda, a pouco mais de 2 anos.
O curso com o diferencial de ser ministrado em um predio de Artes, possui uma grade curricular voltada para a criação, porém os alunos possuem diversas materias optativas que permite a formação de diferentes profissionais na área da moda.
Os alunos tem tido diversos problemas ao longo desses dois anos de curso, como a falta de professores, de salas e com o grande descaso da própria UFMG, mas eles vem provando que mesmo com todos esses problemas talento é o que não falta ali.
Na última edição do evento promovido pelo Minas Shopping, o Minas Fashion Acqua, três dos alunos da primeira turma do curso de Moda da UFMG (Lísia e Juliana Ribeiro como dupla e Juliana Cruz), fizeram parte da line-up do concurso de novos criadores do evento. Ainda resultado na premiação de primeiro lugar para a Juliana Cruz.

Trabalho da estilista Juliana Cruz. Minas Fashion Acqua
Outro aluno que também já levou o nome da UFMG pro mundo fashion, foi o Daniel Mooney. Também da primeira turma de moda, foi selecionado entre vários alunos de todo o Brasil para participar da 2ª Temporada de Moda Capricho, mostrando um ótimo desempenho em todas as provas propostas no reallity show teen ele conquistou o 4º lugar.

Daniel Mooney
Em um trabalho de final de semestre, proposto pelo professor Tarcisio D'Almeida aos alunos do curso de moda, ótimas idéias foram apresentadas, com conceitos super distintos.
Camila Antunes - Coleção "Cartas na Manga"
Croqui feito pelo aluno Marcus Flávio

Trabalho dos alunos: Marcus Flávio, Alethea Ruckert e Juliana Chagas. Usando como inspiração o universo adolescente, a coleção Teenage Dream, foi elaborada para consumidores com idade entre 15 e 35 anos, que querem aproveitar a vida ao máximo, utilizando de artifícios da moda para se manterem e se sentirem sempre bonitos e atraentes.

Croqui feito por Giorgi Philippe. Conceito do trabalho criado a partir de técnicas de cestaria e entrelaçamento de fios.
Agora é a hora da UFMG acordar e começar investir mais nos seus talentos.

2 comentários:

  1. Achei muito bonita a coleçao gostei da ideia do ultimo vestido
    parabens!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, eu tenho pensado em fazer uma tatoo com o coração preto do baralho que éu acho que é o Às, adorei os croquis

    ResponderExcluir