quinta-feira, 27 de maio de 2010

Alex Box - Maquiagem artística.

Na ansiedade pelo meu próprio blog que está saindo do forno, Leonardo me convidou para fazer um post sobre Alex Box, artista permanente em meus memoriais e referências. Então, aqui está!
Alex Box é uma artista mundialmente reconhecida pelo seu trabalho com maquiagem artística. Apesar de flertar com a pintura, escultura e perfomance, é na maquiagem que Box encontrou prestígio e com ela produz imagens que fascinam.
Britânica, sua formação inicial foi uma graduação em Artes Visuais. Envolvia-se com desenho e pintura. Na época em que estava se formando iniciou trabalhos com body-art e perfomance. Envolveu-se cada vez mais com pintura corporal e estudos anatômicos de traços do rosto. O caminho para a maquiagem foi natural e aos poucos começou a ser requisitada para editoriais. No início, de conhecidos amigos ou revistas locais. Depois, ganhou renome em todo o mundo da moda.
O trabalho de Alex Box é incrível. Em suas referências estão nomes como Francis Bacon e Anna Rice. Quando questionada sobre seu trabalho, ela responde: “Uma resposta emocional a um ímpeto – seja ele orientações do fotógrafo, do stylist, do designer ou (…) algo que me venha naquele dia. Você tem de deixar a face te guiar”.
O experimentalismo cromático e de texturas e a coragem de produzir imagens completamente novas com maquiagem deixam claro o passado de Box no universo das Artes. Seu trabalho é, aliás, puramente artístico e efêmero por natureza.
Uma curiosidade é sua obsessão por sobrancelhas. “Estou sempre as tirando e as colocando de volta onde elas se encaixam. Minha pessoa ideal não teria sobrancelhas nem cílios, porque você poderia ver exatamente quem está ali”. Irreverente, no mínimo.
Para quem quer saber mais sobre Alex Box, o livro “Alex Box by Rankin” é um paraíso. Imagens belíssimas não só de suas maquiagens, mas também experimentações com Photoshop, desenho e pintura . De brinde, uma entrevista. Must-have!



Post feito por Arthur Borba Colen França.

Um comentário: